Como escrever artigo científico

Home / Como escrever artigo científico - Março 16, 2017 , by juliana
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma dúvida muito comum entre os universitários seja da graduação ou até mesmo da pós-graduação durante o período de aprendizado é de como escrever artigo científico.

Artigos científicos devem passar a defesa de uma ideia sobre determinada tese que é desenvolvida em cima de algum tema especifico. A publicação de artigos faz parte do dia a dia de quem atua diretamente com a ciência.

Por se um texto bem diferente do que estamos acostumados a apresentar na escola, muitos pessoas acabam tendo dificuldades para desenvolver um texto tão especifico como uma tese cientifica, o pânico com o tema é comum, mais fique calmo (a) é preciso primeiro ter entendimento de como você pode redigir um artigo científico.

A falta de conhecimento em redigir textos como este, faz com o que as pessoas elaborem textos sem estrutura bem definida, textos pobres de informação, além de pouca argumentação e desconexo de ideias.

Dicas de como escrever um artigo cientifico

Como escrever artigo cientifico

Primeiro antes de começar a elaborar um artigo é preciso que você entenda dois pontos extremamente importantes, primeiro não existe uma regra para elaborar um texto científico, nem receita te dizendo o passo a passo de como escrever. Pontos de vistas devem ser utilizados somente como tese de defesa ou discussão, por isso cuidado ao utiliza-los.

Para que você possa escrever um bom artigo cientifico, você primeiro precisa ter um bom conhecimento sobre todo o ‘’método científico’’ e é claro como ele funciona.

Os 4 pilares de um artigo científico:

  • Tema
  • Revisão de conceitos a serem discutidos;
  • Proposta de Resolução;
  • Projetos de pesquisa.

Os artigos científicos visam relatar uma tese a qual a mesma relaciona-se a um problema, para esse problema deve ser apresentado uma proposta de defesa ou não da tese mencionada, sendo assim, através da sua analise minuciosa de pesquisa e elaborada uma solução.

É importantes entender que textos científicos são teses elaboradas aonde as publicações influência a evolução da ciência. Grande parte do mundo que conhecemos hoje surgiu através de pesquisas e muitas teorias científicas que deram origem ao nosso planeta.

Se você precisa escrever um artigo cientifico e não sabe por onde começar, importante que fique atento (a) as dicas a seguir:

  • Existem diversos modelos de textos usados para diferentes propósitos, você precisa entender que um texto científico utilizar uma estrutura clara, formal e baseado em propor ideias e sugestão de resolução de qualquer problema, por isso é importante se atenta ao estilo do seu artigo.

 

Entenda um pouco mais como escrever artigo científico…

Diferentes temas linguísticos influenciam na hora da elaboração do seu artigo científico, você conhece a diferença de artigo jornalístico, acadêmico e informal?

A linguagem jornalista elabora textos que chamam a atenção do leitor, além disso, a escrita e totalmente formal, as informações são passadas de maneira bem estruturada e clara. A linguagem acadêmica também visa passar clareza de informação baseadas em fatos, já a coloquial é o uso de um vocabulário mais solto, mais cotidiano, sem formalidade, utilização de palavras abreviadas e gírias populares.

É importante que você use a escrita de maneira mais clara possível, sem muitas palavras, elimine vocabulários e palavras em excesso, isso torna o seu texto mais objetivo. É importante que você aprenda e se familiarize com a ‘’normalização’’ que é o conceito de transformar o verbo em um nome para fazer referencia a algo dito anteriormente.

Entenda as diferenças

Tome cuidado com os tempos verbais que estão presentes em seu texto, é importante prestar atenção quando o seu artigo estiver na voz passiva, à voz passiva é muito utilizada no meio acadêmico.

Qual é a diferença de voz passiva para voz ativa?

Voz ativa é quando o sujeito pratica a ação sobre o objeto, já a voz passiva é quando o sujeito determina a ação do verbo. Artigos científicos seguem as normas técnicas de formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

É importante citar informações como referencia bibliográfica, tenha uma atenção redobrada enquanto ao plágio é a pior coisa que pode acontecer, é importante que o seu texto seja autentico (Único) e original, além disso, é proibido divulgar qualquer artigo redigido por outra pessoa isso é crime, é quem estiver cometendo esse tipo de conduta pode responder a processo.

Em artigos científicos você pode realizar citações de outros redatores, desde que essas citações estejam sendo citada em dentro de aspa (‘’), além disso, as citações servem para dar mais ênfase e mais força ao argumento defendido no artigo.

É muito importante que você leia o seu artigo quantas vezes for necessária, a releitura elimina os erros de português e erros gramaticais, é inadmissível esse tipo de erro em artigos científicos. A pontuação também é uma coisa importante, pois uma pontuação mal colocada faz com o que o leitor não entenda a mensagem do seu texto e que a sua frase perca totalmente o sentido.

Estrutura de um artigo científico

Como escrever artigo cientifico

Uma estrutura bem definida faz total diferença para a estética e clareza de informações do seu artigo acadêmico.

  • Titulo é o primeiro ponto, que deve transmitir ao leitor qual será todo o conteúdo do seu artigo, é preciso que o tema retrate uma ideia geral.
  • Desenvolvimento do assunto, o famoso resumo, no desenvolvimento do assunto é preciso destacar o método, o objetivo e a solução apresentada para a sua tese.
  • Conclusão o seu artigo é aonde o redator fecha a ideia de defesa da sua tese defendendo ou apresentando uma proposta de defesa para o problema abordado.
  • Referencias bibliográfica precisam esta de acordo com a ABNT, aonde deve respeitar a ordem alfabética.

 

Método básico

  • Principais causas do problema;
  • Descreva o problema;
  • Analise do que pode ser realizado;
  • Pesquisa aplicada a resolução da causa;
  • Conclusão Final.
  • Erros mais comuns na hora de escrever artigo científico

  • Citações incorretas e irrelevantes ao tema;
  • Orientações feitas em cima de experiência vivenciadas mais do que a própria teoria, artigos científicos possuem referencias em cima de estudos baseados que se baseiam somente na ciência;
  • Introduções muito longas que não focam em resumir o contexto, deixando ele desconexo do assunto a ser desenvolvido;
  • Excesso de detalhes;
  • Confusão de ideias, aonde a tese não defende nem critica o tema proposto.

Ao redigir a conclusão do seu artigo científico é preciso que você certifique que você irar apresentar realmente uma conclusão para a sua tese, por se tão obvio, as pessoas acabam confundido é utilizando essa estrutura do texto de maneira totalmente equivocada, aonde reafirmam novamente todos os assuntos que já foram firmados, isso faz com o que o seu artigo perca qualidade.

A conclusão do seu artigo científico precisa se limitada para que não derrube a base de desenvolvimento da sua tese, a conclusão é realizada em cima dos resultados obtidos.

Considerações Finais, dicas importantes.

É muito importante que antes de começa a redigir seu artigo cientifico você visualize toda a estrutura do mesmo, foque em um titulo curto, mais que chame a atenção do leitor a obter curiosidade de saber do que se trata o artigo.

É importante ter atenção ao seu português, enriqueça o vocabulário e a estrutura do seu texto de maneira clara e bem estruturada, opte sempre em fazer o uso do Sujeito + Verbo + Predicado para formar suas frases, utilizar esse método torna o seu texto menos poluído de muitas palavras desnecessárias e passa uma visão mais clara para quem estar lendo. A clareza de informações é um dos principais pontos para redigir um artigo científico. Frases curtas diminuem cerca de 100% da probabilidade de erros.

A solução para manter frases curtas é ousar e abusar dos pontos finais, além de melhorar a leitura e estética do seu texto, eles organizam a ideia a qual o seu artigo quer passar. Qualquer artigo seja ele científico ou não com poluição de palavras se tornam cansativos ao leitor.

A intenção é que o leitor navegue no assunto do seu texto de forma interessante, não quer ele ser sinta cansado e nem entediado (a) em ler todo o seu artigo, a leitura em cada paragrafo deve fazer com que o leitor, fique ainda mais curioso (a) em saber todo o conteúdo do seu texto.

Ao escrever um artigo científico, é preciso ter clareza que todas as palavras passe exatamente o que elas desejam transmitir, para isso é preciso evitar um vocabulário muito rebuscado e termos desnecessários.

Um bom artigo científico não é notado pela a quantidade de pagina é sim pela a qualidade de informações que o mesmo deve transmitir, o artigo cientifico devem ter a quantidade necessária de palavras e paginas que expressão a conclusão da sua defesa e a solução para o problema apresentado.

Após finalizar o seu artigo, descanse e espere alguns dias para que possa submeter o mesmo a analise do selecionador da sua tese, com os pensamentos e mente descansada faça depois uma revisão do seu artigo e veja se tudo esta no conforme.

O artigo científico é a apresentação sintética, o artigo é apresentado em forma de um relatório, aonde aponta a investigação dos resultados obtidos a respeito da tese apontada em questão, o principal objetivo de um artigo científico é divulgar de forma sucinta e rápida o assunto, aonde o artigo é publicado através de dados que foram levantados em cima de uma investigação, além disso, o método é para entender e analisar a principal tese em questão. Artigos científicos são polêmicos por apresentarem dados que podem muito às vezes desafiar a ciência, por isso, um artigo como esse só é elaborado em cima de uma analise investigativa dos fatos, dentro de todos os dados é feito um levantamento aonde chegar a um denominador para a resolução de determinado problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *