Qual a abreviação de mestre e doutor?

Home / Qual a abreviação de mestre e doutor? - Maio 16, 2017 , by juliana
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Qual é a abreviatura de mestre e doutor?

Todos os dias encontramos a abreviatura de mestre e de doutor em cartões de visitas, assinaturas de e-mails, cartazes e certificados de palestras, slides de apresentações, atas de defesa, ofícios e em diversos tipos de documentos.

E em todos estes casos, a abreviatura de mestre ou de doutor está presente nas mais muitas variações.

A abreviatura de mestre , tendo como exemplo, pode ser achado por aí como “Me.”, “Ms.”, “MSc.” ou “M.e”.

As abreviaturas (ou reduções) são capazes de ser definidas como a aclaramento de uma palavra a partir de suas sílabas (frequentemente iniciais) ou de caracteres, isto é, são frações de palavras que designam os vocábulos todos.

As abreviaturas usadas na dialeto revelam o periodicidade acelerado da vida moderna, que faz com que se economizem palavras e tempo, mediante uma comunicação mais ágil, que reduz frases, expressões e palavras.

VOLP que te bimba
Antes de entrar no apreço das distintos formas de abreviatura para títulos acadêmicos, é necessário que você conheça o Dicionário Ortográfico da Dialeto Portuguesa, ou VOLP, para os íntimos.

O VOLP é editado pela Academia Brasileira de Caracteres (ABL), agremiação que possui cedência legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em português, bem como proporcionar seu gênero, grafia e forma de acento.

Uma vez que no VOLP há uma seção de reduções mais recorrentes, no qual é possível obter as seguintes abreviaturas:

M.e – mestre
M.a – dama
Ms. – alfarrábio
MS. – alfarrábio
D.r – advogado
Drs. – doutores
D.ra – doutora
Dr.as – doutoras

Observe que de acordo com a Academia Brasileira de Caracteres, “Ms.” ou “MS.” são abreviaturas de “alfarrábio”. No entanto, constantemente achei as formas “M.e” e “D.r” um pouco quanto estranhas, para não dizer esteticamente intragáveis.

Outras versões de abreviatura de mestre ou de doutor
A PUC do RS tem um manual de composição disponível na internet, que também tem uma seção de abreviaturas, no qual é possível obter:

Me ou Me. – mestre
Ma ou Ma. – dama
D.r ou Dr. – advogado
D.rs ou Drs. – doutores
D.ra ou Dra. – doutora
D.ras ou Dras. – doutoras

De no qual vem por isso o “MSc.” E o “PhD.”?
A Academia Brasileira de Caracteres apresenta no VOLP as reduções das palavras em latim Scientiae Magister e Philosophiae Doctor como:

Sc.M. – Scientiae Magister ( mestre de/em arte)
Ph.D. – Philosophiae Doctor (advogado de/em calma)

No entanto, a acanhamento aqui reside no feito de que “MSc.” é a abreviatura de “Master of Science” ( mestre em ciências) e que “PhD.” é a diminuição de “Philosophy Doctor” (advogado em calma), que são as abreviaturas e títulos conferidos aos que concluem, com respeito, os cursos de mestrado e doutorado, em muitas áreas, em países de dialeto inglesa.

E se eu tenho um pós-doutorado?
Se você concluiu o pós-doutorado, congratulações!

Porém pós-doutorado não é um curso e não te dá um título, embora de vários desacertadamente pensarem isto.

Pós-doutor não há.

Quem possui um pós-doutorado é, na realidade, também um doutor .

E irá usar na frente de seu nome a abreviatura de doutor .

Porém afinal de contas de contas, qual é a maneira correta?
A abreviatura de mestre e/ou de doutor é uma abacaxi controvérsia, no qual cada maneira de abreviatura tem defensores fervorosos, várias vezes motivados mais pela emoção que pela justificativa.

Alguns argumentam que a listagem de reduções do VOLP é somente uma compilação das formas usadas no século passado, com o objetivo de apurar o consumo e aconselhar sobre o que é mais comum e adequado, em vez de de legislar o consumo.

Afinal de contas, a dialeto é um processamento dinâmico, no qual os usuários vão determinando na verdade se a dialeto se modifica ou não se modifica.

Mais defendem que embora do curso de mestrado ou doutorado não ter sido executado em um país de dialeto inglesa, o britânico é a “dialeto oficial da arte” e que, por este razão, o consumo de “MSc.” e do “PhD.” deveria ser aceito.

Porém não vamos dizer aqui qual é “a” maneira correta.

Além de durar muita altercação, esse não é o blog da Glória Kalil para aconselhar regras.

A ideia deste post foi somente a de entregar as origens e os significados das abreviaturas, bem como listar algumas fontes para que você possa fazer sua avaliação.

Porém se você ficou estimulado, especialmente, eu utilizo “Me.” e “Dr.” em documentos e apresentações em português, e “MSc.” e “DSc.” em documentos e apresentações em britânico.

E você, que maneira prefere?

One thought on “Qual a abreviação de mestre e doutor?”

  1. gourmetizando disse:

    Oi, seu site é maravilhoso, seus textos estão melhores
    do que muitos que encontramos na em outros sites.
    Saiba que seu site é uma grande fonte de informações. http://brigadeirogourmet.review/o-que-e-brigadeiro-gourmet/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *